quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

FOTOPROTETORES

Fotoprotetores - Importância e Rotina de Uso

A radiação solar ultravioleta (UV) constitui o fator ambiental mais importante na patogênese dos cânceres de pele, os quais devem seu aumento de incidência muito em função do comportamento da população.
Segundo estatísticas da Campanha de Prevenção do Câncer de Pele, aproximadamente 76% dos homens e 62% das mulheres usualmente se expõem ao sol sem proteção. Os pacientes com diagnóstico de melanoma e seus familiares devem ser alertados nesse sentido.
Os filtros solares são agentes que atenuam a ação do UV por mecanismos de absorção, reflexão ou dispersão da radiação. Podem ser físicos (dióxido de titânio, óxido de zinco), refletores e dispersores de radiação em todos os comprimentos de onda, ou químicos (cinamatos, salicilatos, etc.) que absorvem o UV em faixas restritas do espectro.
De um modo geral, a recomendação é de um FPS 15 (FPS indica o tempo que o indivíduo pode permanecer ao sol de maneira mais segura com relação ao UVB. Recomenda-se que para exposição laboral ou recreacional o valor do FPS deve ser maior. Para indivíduos com histórico pessoal ou familiar de câncer de pele recomenda-se uso de altos índices de FPS.

Quem sou eu

Curitiba, Paraná, Brazil
Cirurgião Plástico, nascido em 10 de março de 1962 em Curitiba-Pr, formado pela PUC-Pr em 1987, CRM 10961, graduado em Cirurgia Geral pelo Hospital da Cruz Vermelha Brasileira filial do Paraná em 1989. Membro Especialista e Titular pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica desde 1993. Diretor Proprietário da Clínica Marigliano de Cirurgia Plástica, localizada à Rua Panamá, 209 - Bacacheri - Curitiba - Pr.